sábado, 3 de setembro de 2011

Resenha: Feios, Scott Westerfeld

WESTERFELD, Scott. Feios. Galera Record, 2010.
Ficção / Fantasia. (Título original: Uglies)


Bom, pra começar eu gostaria de dizer que adoro uma distopia (como Admirável Mundo Novo, por exemplo). Eu sempre fico pensando como será o nosso mundo daqui há uns... 100, 200 anos, porque simplesmente não estaremos aqui para ver - ou estaremos?

Fantasias à parte, é um assunto bem sério. O que nós estamos fazendo com o nosso mundo é o que ele será no futuro (que pode estar mais próximo do que imaginamos). Isso me dá medo, porque o que vemos não é nada legal. Mas vamos ao livro.

A história é de Tally Youngblood, uma feia que está prestes a completar 16 anos e realizar o sonho de sua vida: tornar-se perfeita. Seu melhor amigo já passou pela cirurgia e ela está sozinha e não vê a hora disso acontecer. Porém, conhece Shay e tudo muda. Shay não quer se tornar perfeita.

"- Fazer o que as pessoas esperam que você faça é sempre entediante. Não consigo pensar em nada pior do que ser obrigada a me divertir."

E esse quote super traduz Shay. Até que ela foge e muitas circunstâncias levam Tally até ela. A partir daí, Tally percebe que nem tudo são flores nesse mundo que na verdade é mais que feio; muito pelo contrário, há segredos horríveis por trás de toda essa ânsia de criar-se uma sociedade cada vez mais perfeita.

"A natureza, afinal, não precisava de uma operação para ficar linda. Ela simplesmente era."

5 motivos para ler Feios:

1) A distopia
É bom refletir um pouco sobre essa busca desenfreada da humanidade para sempre estar no topo, da procura pelo corpo perfeito, pelo rosto lindo, do esteriótipo de felicidade que nos vendem em propagandas baratas.

2) A história
Apesar de algumas vezes eu ter pensado "hey, como isso acontece se aquilo outro aconteceu?" (ignorem), a história é muito bem estruturada e super criativa. Sempre que eu lia, era transportada para esse universo paralelo do nosso futuro e me sentia muito mais que uma Enferrujada. PRECISO de uma prancha que voa, gente.

3) O David
Num mundo dos vampiros ele seria o que? Meio vampiro e meio humano? Hahaha. O David é muito fofo, me conquistou num piscar de olhos, faz e diz coisas super bonitinhas. Ele sim sabe que até mesmo um rosto feio pode ser visto como um rosto lindo, só depende dos olhos de quem vê.

4) A narrativa
Embora eu não seja super fã de histórias narradas em terceira pessoa, essa é diferente. É uma leitura super fácil e simples, não é cansativa e as vezes eu lia num ritmo intenso, de não conseguir parar. Os capítulos acabam exatamente de uma forma que me deixava ansiosa pelo próximo e o final é "wow!".

5) A série
Eu, particularmente, adoro séries. Acho que quando um livro é único, é ok. Mas algumas coisas podem acontecer rápido demais ou ficarem sem explicação. Série sempre te deixa querendo mais e tendo mais. Estou louca por Perfeitos e Especiais.

Vou confessar que parecia uma livro bobinho no começo... mas deixem ele conquistar vocês como me conquistou. Muito bom!

16 comentários:

  1. Oii,

    Feios realmente é muito bom, mas é muito lento até mais ou menos no meio do livro... Mas eu quero muito ler o proximo. =D

    Bjoos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  2. Faz muuuito tempo que quero ler Feios e sempre preciso me controlar para não comprar quando vou em livrarias. Estou esperando todos saírem aqui antes de comprar, para pegar todos juntos em um box bem bonito, hahah.
    E o pior é que sou apaixonada por distopias. Acho que um dos melhores estilos de histórias *-* E essa, na minha opinião, é uma das mais bem estruturadas, ou mais bem baseadas. Afinal, nós estamos vivendo uma geração onde beleza, geralmente, conta mais do que muitas outras qualidades.

    Beijoos
    Minha Bagunça.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se gostaria de ler esse livro, mas tenho certa curiosidade. A história parece ser bem interessante e imagino que tenha uma crítica bem bacana da sociedade por trás da trama.
    Talvez eu leia, se eu tiver oportunidade. :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler Feios. Os comentários sobre o livro são muito bons. Espero logo ter a oportunidade de lê-lo, porque ao meu ver, parece ser um ótimo livro.
    Beijos
    http://jovemleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Poxa! Eu tenho esse livro aqui, mas sabe que eu nunca consegui ler mais do que cinquenta páginas, e justamente pelo motivo (4)? Eu esperava uma narrativa um pouquinho mais profunda... Sei que esse gênero não pode abusar do psicológico, mas ainda assim achei tudo superficial demais. O pessoal costuma falar muito bem de Feios e das continuações, mas eu ainda precisarei mergulhar em uma fase de predileção por leituras mais leves antes de pegar novamente o meu exemplar aqui.

    Agora, que estilo original de resenha, hein? Meio... matemático, rs. Ri bastante aqui: ""hey, como isso acontece se aquilo outro aconteceu?" (ignorem)" - HAHA! :-)

    =*
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse livro. Estou com perfeitos para ler, mas ainda não consegui me dar tempo para isto. ;~
    Complicado.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  7. Olá, Camila!

    Ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas assim como você, adoro distopias (e um de meus livros prediletos é o do Huxley...).
    Acho que seria uma leitura interessante. Creio que por mais que o texto seja como você disse, sempre há um jeito de a história poder nos cativar e refletir sobre atitudes que rondam nossa vida, nosso cotidiano e principalmente, nosso futuro.
    É interessantíssimo quando nos pegamos a imaginar como será o mundo em diversos aspectos, tantos tecnológicos e psicológicos, no futuro em que se aproxima, ainda mais neste mundo tão globalizado.

    Pra mim soa como uma excelente sugestão ;)

    Um beijo e boa semana :*

    Isa
    universoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei esse livro...
    Estou doida para ler Perfeitos
    ^^
    Bons motivos hehehe
    Beeijos
    Little piece of me.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camis. Tenho esse livro, foi um presente da minha mãe assim como o carinha lá de cima, não consegui passar das 50 paginas. Talvez 80, mas não mais que isso. É curioso o livro, interessante. Mas até onde li, a narrativa se arrasta, não tem nada que prenda o leitor. Fiquei mais esperançosa quando você admite isso e diz que melhora depois e fica bom. É sempre legal fazer uma leitura gostosa sem precisar comprar, haha.

    E que bom que gostou de Easy A. :)

    Beijos
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  10. Ganhei esse livro mas até agora não li, sua resenha me empolgou mais ainda com a leitura. Não vi nenhuma crítica negativa desse livro, pelo que me lembro. Acho que ver como vai estar o mundo daqui a diversos anos é realmente uma coisa legal!
    Estou feliz por esse David não ser nem 1% vampiro hahahah
    Espero que o livro consiga me cativar desse jeito também, eu quase comprei Especiais esses dias no centro, mas como você achava no começo que o livro era bobinho eu também ainda tenho um pouco dessa imagem comigo. Acho tão surreal todas as pessoas virarem perfeitas quando completam 16 anos, só vou saber a minha opinião quando eu ler awehoifha beijo!

    PS.: Exclui o anterior pois algumas letras faltaram wehoifha

    ResponderExcluir
  11. Camila *-*
    Como eu amo esse livro <3
    Acho que tem uns 1293298938 livros para lê-lo haha
    mas esses 5 que vc escolheu está ótimo!
    Sério que vc ficou assim com o David? ASAOISIOAS
    Eu também adoro séries, uma das coisas que me faz comprar o livro é saber que ele tem continuação.
    E a estória de Feios é demais, o Scott mandou benzaço!
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila!
    Eu ja li feios e gostei bastante embora eu tenha encontrado uns apesares que me fizeram não considerar ele um dos meus favoritos
    adorei sua lista de motivos para ler!

    ResponderExcluir
  13. Primeira vez aqui no 'Pool', adorei o layout e como as coisas se complementam sem pesar, parabéns hein! 'Feios' foi um das minhas primeiras leituras deste ano e resenhei lá no blog com o maior prazer, porque foi um livro que gostei muito, porém que só me amarrou mesmo da página 100 em diante. Eu não gosto nem desgosto das distopias, mas é sempre bom ler uma obra neste estilo para realmente analisar as possibilidades futuras da nossa sociedade. Achei brilhante o modo como Scott abordou a ideia do perfeccionismo, até classificando sarcasticamente os personagens como 'feios' e 'perfeitos'. Ainda procuro no Mercado Livre essa prancha, que coisa perfeita e útil ela seria \o/ O final me deixou intensamente alucinado para ler 'Perfeitos', ainda o desejo muito. Só achei que o autor fazer a protagonista passar por isso tudo na série inteira, parece que ele estar forçando um pouco, espero estar enganado. Adorei sua criatividade no modo que mostrou pelo que vale a pena ler o livro, parabéns mesmo Camila. Beijão!

    ;* Livros, Letras e Metas

    ResponderExcluir
  14. Eu ganhei esse livro de aniversário pela minha mãe e não vejo a hora de começar a ler. Por eu ter tantos livros de parceria, deixou de lado "Feios", mas quero pegá-lo logo para me aventuurar na história criado pelo Scott.
    Eu simplesmente adorei o jeito que você escreveu a resenha. Parabéns!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! :)

    Tem meme pra você aqui, ó: http://universoliterario.blogspot.com/2011/09/meme-literario-2.html Se ainda não o fez e quiser fazer. ;)

    Um abraço!
    http://www.universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ponto de vista, sugestão, reclamação ou crítica! Assim que possível restribuirei =D