sexta-feira, 29 de julho de 2011

E não sobrou nenhum - Agatha Christie


Título: E não sobrou nenhum [anteriormente publicado como O caso dos dez negrinhos]
Autor: Agatha Christie
Editora: Globo de Bolso
Páginas: 388


 Olá!

Bom, em primeiro lugar eu gostaria de expressar meus mais difíceis sentimentos, porque acho que é a primeira resenha que sento para fazer e fico olhando para o cursor piscando simplesmente sem saber o que escrever! Sim, já ouvi falar muitas vezes que é difícil resenhar um livro que gostamos muito, junte isso a um autor que gostamos muito e pronto. Speechless.

Eu não vou contar a história, porque ela é tão boa, mas tão boa, que não merece ser descrevida pelas palavras de uma simples leitora. Talvez isso tudo tenha sido intensificado pela admiração que eu tenho pela Agatha, mas acredito que o mérito seja mesmo do livro, que é excelente.

Minha avó lia Agatha Christie, ou seja, o caso de amor pela escrita dela já vem de gerações na família. E não era pra menos, essa é a típica história que nunca será ultrapassada; será sempre gostoso ler E não sobrou nenhum, com certeza meus filhos e netos irão adorar, hahaha.

Eu particularmente gosto de reler romances policiais ou de suspense, porque algumas coisas eu só entendo depois que já sei o final. E é realmente uma surpresa ver, por exemplo, que determinado comportamento era típico de um assassino, mas na primeira leitura nem desconfiei.

Resumindo, é um livro que recomendo a todos, com certeza. Muito gostoso de ler, cada capítulo acaba exatamente de forma a deixar o leitor com mais expectativa além de que, alguns deles são menores do que uma página. Acho que foi um recurso muito bem explorado para causar o mistério esperado.

Fiquem, então, com o famoso poeminha que é o pano de fundo de todos os assassinatos na Ilha do Soldado:


Dez soldadinhos saem para jantar, a fome os move;
um deles se engasgou, e então sobraram nove.

Nove soldadinhos acordados até tarde, mas nenhum está afoito;
um deles dormiu demais e então sobraram oito.

Oito soldadinhos vão a Devon passear e comprar chiclete;
um não quis voltar e então sobraram sete.

Sete soldadinhos vão rachar lenha, mas eis
que um deles cortou-se ao meio, e então sobraram seis.

Seis soldadinhos com a comeia, brincando com afinco;
a abelha pica um, e então sobraram cinco.

Cinco soldadinhos vão ao tribunal, ver julgar o fato;
um ficou em apuros e então sobraram quatro.

Quatro soldadinhos vão ao mar; um não teve vez,
foi engolido pelo arenque defumado e então sobraram três.

Três soldadinhos passeando no zoo, vendo leões e bois;
o urso abraçou um, e então sobraram dois.

Dois soldadinhos brincando ao sol, sem medo algum;
um deles se queimou e então sobrou só um.

Um soldadinho fica sozinho, só resta um;
ele se enforcou,

E não sobrou nenhum.

Quem aí gosta de Agatha Christie? Alguém já leu E não sobrou nenhum?

18 comentários:

  1. Eu sabia que você iria gostar! Esse livro é, sem dúvida, a masterpiece da Agatha. É instigante ver os personagens indo embora, um a um, enquanto você se contorce tentando descobrir a origem dos assassinatos - e o final, como não podia deixar de ser, é um dos mais surpreendentes de toda a literatura policial. Mais do que em qualquer outro, é nesse livro que Agatha confirma seu epíteto de Rainha do Crime. Fico feliz que você tenha gostado da leitura, moça!

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Há poucas semanas um amigo meu me sacudiu e disse "como assim vc nunca leu nenhum livro da Agatha Christie , você temmmmmmmm que ler", hahah
    eu nunca li ainda e acho que todo mundo que lê gosta né?

    quero ler algum em breve
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila! Adorei a sua resenha!! Preciso ler esse livrooo!! Bjss!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler, principalmente depois de conhecer o poema. Li até pra minha irmã, que ficou tão impressionada quanto eu.
    Sou apaixonada pela Agatha, então acho que vai ser fácil gostar de mais um livro dela, rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Nossa nunca mesmo tinha ouvido falar sobre este livro... vou tentar comprar.... fiquei curiosa... uhauhsauaha

    Beijoos Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  6. AAAAAAAAAAAAAAAAMO Agatha!
    Mas mesmo esse sendo um dos livros mais badalados dela... Bem, não é o meu favorito hahahaha
    Não sei explicar. É muito bem construído e amarrado, mas acho que falta alguma coisa.

    Tipo o Poirot! *-*
    Sou viciada nesse cara <3

    HAHAHAHA

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  7. Olá, Camila!

    Sim, acredite: ainda não li nenhum livro da Agatha Christie. Cada vez me sinto mais instigada e, com a sua resenha não foi diferente. Só leio e ouço elogios acerca de sua obra e agora decidi mesmo ir atrás de um livro dela para ver também o que acho. Por ter esse incentivo do que você escreveu, começarei por este, e ao que vejo, elogios não faltam e principalmente, muita vontade de todos por ler ainda mais sobre a obra dela.

    Gostaria com esse comentário também, de elogiar o ótimo conteúdo do seu blog e o design também, que achei super bacana. Estou seguindo e espero sempre comentar mais por aqui :)

    Um beijo!

    Isabella Colmanetti

    universoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. já me senti assim com um livro q gosto muito =)
    te entendo!

    Li poucos da Agatha, mas o suficiente p/ dizer 'é DIVA'. estou curiosa por ess ai!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Cá :)
    Ahh eu tenhos livros da Agatha, mas só li um até hoje, mas já a considero DIVA hehehehe
    Adoro romances policiais *.* Adorei a resenha e é difícil sobrar livros quando gostamos demais!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha - Depois daquele beijo
    Participe das promoções do blog -> http://migre.me/5e4eo
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, fiquei impressionada como uma resenha que diz tão pouca coisa, pode dizer tanto! Já li vários livros da Agatha, e amei todos eles. Faz alguns anos que não peguei mais nenhum para ler, mas assim que tiver um tempinho extra, com certeza vou fazer.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  11. Camila,
    Dos títulos de Agatha Christie que li, "O Assassinato de Roger Ackroyd" foi o ponto alto, aquele que me deixou completamente boquiaberta... Mas, de acordo com a crítica, a maestria da obra da Rainha do Crime foi alcançada em "O caso dos 10 negrinhos" e, que vergonha, esse eu ainda não tive a oportunidade de ler.
    Com as palavras por você usadas, pude notar o quanto o livro mexeu verdadeiramente com a sua opinião e lhe deixou completamente fascinada.
    Não espere algo parecido de Harlan Coben, como eu disse em minha resenha, mas é sempre interessante conhecer outros autores do gênero.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  12. Agatha! Eu até gosto do que ela escreve também *o* É super difícil resenhar livros que gostamos e isto é um super fato. Tenho que ler mais livros dela, ainda. Vou lembrar deste, acho a trama que ela escreve tão boa *o*. Beijos!

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  13. Aaaaaah que tudo *-* hazosiehoaiduoaihse, adorei!
    Até me deu uma vontade de ler esse livro! Eu nao tenho mt vontade de ler agatha por ser mt descritivo e tal, mas fiquei com vontade mesmo *-*

    Beijo, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. já li uns livro dela
    e nao é atoa que a mulher é rainha ne? hehehe
    adoro o jeito que ela escreve mas as vezes é meio cansativo =/
    beeeijos

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada da Agatha Christie, acredita? Sou fã número 1 do Conan Doyle, e poderia ler todas as histórias de Sherlock Holmes mil vezez sem cansar, mas o único livro que tentei ler da Agatha não me conquistou. Mas estou determinada a tentar de novo (:
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. minha nossa!! nem sabia que o caso dops des negrinhos virou "e nao sobrou nenhum" sério to em choque
    esse foi o primeirissimo livro da agatha que eu li, quando eu tinha tipo 10 anos e por mais que seja uma história bem sinistra e assustadora, ele é realmente especial pra mim! kk
    beijoos

    Camila
    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  17. Heeey!
    Obrigada pela visita! Volte sempre!
    E muito obrigada por estar seguindo lá o blog, já estou seguindo aqui também!
    Eu nunca li Agatha Christie na minha vida, acredita?
    Comprei há pouco tempo um box com três livros dela, mas ainda estão na pilha de livros para ler! rs.
    Beiiiiijos!
    Até a próxima, linda! (;

    ResponderExcluir
  18. Oi Camila (:
    Eu amo a Ágatha, mas mais pela história dela em si. Porque os livros mesmo eu n li mts :/ Apesar de ter um box e tudo.
    E esse é um dos que eu n li. A capa já nem é mais essa né?!
    E sua avó deixou uma herança boa pra vc hein hehe
    bjs!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ponto de vista, sugestão, reclamação ou crítica! Assim que possível restribuirei =D