quinta-feira, 14 de julho de 2011

Vampire Academy #1: O beijo das sombras


Bom dia!

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer os comentários do post anterior. É muito bom ler essas palavras de carinho e de apoio, dá forças pra continuar com esse espacinho que sempre quis para fazer o que mais gosto: escrever sobre o que eu leio.

Hoje falarei sobre um livro que muitos já devem ter lido. Sim, lá vêm os vampirinhos mais uma vez.
Confesso que adoro a saga Crepúsculo, li todos os livros em menos de uma semana. Mas me entristeceu um pouco essa febre vampiresca que atingiu o mundo literário, afinal, tudo acaba virando muito clichê e todo o encanto acaba.

Entretanto, vampires rock my world, dude. Quando minha prima - cujo gosto literário confio muito - falava da série Vampire Academy com tantos elogios, fiquei curiosa para saber o que teria essa estória de diferente das demais. Ela me emprestou, então, os 6 livros da série, sendo 4 deles em inglês [logo mais haverá resenha dos outros!].

Vamos lá:

O beijo das sombras é narrado por Rose, uma vampira que é aprendiz e que um dia virá a ser guardiã. Isso, porque ela é da espécie Dampiros, que são designados para proteger os Moroi dos Strigoi, que são os vampiros do mal. Uma das primeiras diferenças que encontrei nesse livro, foi o fato de que nem todos os vampiros são mortos. Os Strigoi são aqueles que possuem os olhos avermelhados e vazios pela morte. Já os demais - Moroi e Dampiros - são vivos e podem conviver perfeitamente com os humanos sem que sintam aquela vontade imensa de esvaziá-los. Até porque, aqueles que matam alguém de propósito acabam virando Strigoi.

Rose possui um laço muito forte com sua - quase - protegida, Lissa. Elas estão foragidas até que alguns guardiões da escola São Vladimir as encontra e as leva de volta para Montana, onde a Escola fica localizada. Lissa é da realeza e é a última da família Dragomir, já que seus pais e seu irmão morreram num acidente de carro, no qual Rose e Lissa também estavam. Todos dizem que era impossível Rose ter sobrevivido, apenas Lissa estava em um lugar seguro no automóvel. Mas no decorrer da estória, vamos descobrindo segredos e fatos reveladores...

Na busca sobre são Vladimir e sobre Anna, sua guardiã beijada pelas sombras, Rose acaba ligando pontos, juntando as peças do quebra-cabeças e acaba descobrindo semelhanças de são Vladimir com Lissa e com sua ex-professora, Sonya Karp. É bem interessante esse processo de descobertas, eu, pessoalmente, fui levada pra dentro da estória de uma forma incrível. Até que a revelação acontece de uma forma não muito legal, mas Rose e Lissa acabam descobrindo o que a princesa Vasilisa realmente é.

Paralelamente ao mistério, há a vida amorosa de ambas protagonistas. Mas, só uma palavra para vocês: Dimitri. Dentro de toda a capa rígida de guardião respeitado, há os sentimentos verdadeiros de desejo e carinho por aquela que deveria ser, apenas, sua aluna. Rose perde sua forma física durante os 2 anos que passou fora da escola fugindo com Lissa, então precisa de treinamento para que possa se tornar uma guardiã verdadeira. Quem a treina? Dimitri...

Já li em algum blog que a comparação entre a série Vampire Academy e House of Night é inevitável. Mas eu não li HoN, então não sei dizer. Mas, tendo lido O beijo das sombras, posso dizer que eu indico. Vale a pena, é uma história fofa e emocionante. Não sei quem leu, mas eu pude tirar várias reflexões desse livro. O valor da amizade simbolizada pelo laço que Rose a Lissa possuem, o valor do amor quando ele não é tão fácil, a traição de pessoas que parecem ser amigas... Recomendo!

TÍTULO: O beijo das sombras [Vampire Academy #1] 
AUTOR: Richelle Mead 
EDITORA: Nova Fronteira 
PÁGINAS: 319 
OPINIÃO:
 


Outras capas:



Um beijo!



11 comentários:

  1. para para para!!!
    Calma deixa eu surtar pra depois escrever certo?
    certo!
    Depois da calma... VA é uma das minhas sagas top e assim nao acredito que acabou, pq? pq? pq?
    O beijo das sombras não é o meu preferido, mas continuo amando!!!
    Dimitri é o meu namorado sabe? simplesmente sonho com ele todos os dias da minha vida (exagero!!!)
    Aaah adoro também a Rose, acho incrivel o jeito dela fodona e de enfiar os pés pelas mãos sabe?
    Agora (literalmente) to lendo a série sucubo, já leu? também é da Mead e vale a pena conferir. tão bom quanto VA.
    Ah e nem dá para comparar HoN com VA, serio mesmo! VA é incomparável (HoN é muito mais fraquinha a história mas nao deixa de ser legal também)

    passou o momento fã da Mead, virar moda é sempre normal, antes me irritava, mas hoje só fico feliz pelas pessoas poderem ter mais cultura xD
    parabéns pela resenha, tá muito legal (queria escrever bem assim #inveja)

    Beeijo

    ResponderExcluir
  2. O segundo paragrafo é exatamente o que eu penso. Depois do sucesso de Crepusculo, as editoras decidiram publicar todo e qualquer livro sobrenatural e principalmente de vampiro. Sei lá, começou a ficar pretty boring.
    Confesso que tinha criado um abuso, mas ganhei um livro a umas semanas, que pensei que seria bem pré adolescente e tal, mas se tornou bem divertido. "Como se livrar de um vampiro apaixonado" E gostei da sua resenha e dessa historia, não envolve tanto amores poribidos e esse tipo de coisa. Achei bewm interessante. Tomara que seja bom.

    To seguindo, espero que seu blog só cresça.
    PS: Você faz relações internacionais, que bacana. É o curso que eu quero.

    Beijos!
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  3. Meu grande AMOR! Eu amoooo VA! Dimitri, meu marido! hauhaua
    HON não tem nada a ver com VA! sério! Dá até agonia comparar haahuahu

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li VA porque pretendo acabar com algumas séries que estou acompanhando. Se eu pego mais alguma agora, enlouqueço. Mas pode ter certeza que assim que eu acabar com alguma, VA será a próxima. Só leio elogios!

    Nataly Nunes
    @critiquinha
    http://critiquinha.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive vontade de ler VA.. até porque muitos dos blogs que sigo e comento falam super bem dessa série. Só que infelizmente ainda não tive tempo mas estou bem animada pra ler. Fiquei ainda mais com vontade de ler *-*

    Depois passa lá no blog *-*

    Beijos,

    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila :)
    Adorei o blog, já estou seguindo *.*
    VA é uma das minhas séries favoritas, GOSTO DEMAIS!
    A Richelle escreve muito bem, a Rose é uma das melhores protagonistas que já vi, e Dimitri é uma coisa de louco aushuahsuahsuhasuhas
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem posts novos no blog: Harry Potter para sempre! e Novidades Literárias #9
    Participe das promoções do blog -> http://migre.me/5e4eo
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  7. Hey :D
    Há, to louca pra ler essa saga, só falta tempo, porque o livros eu tenho UAHSUAHSU sempre aproveito uma boa promoção Q Mas enfim, adorei sua resenha, muito bacana.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Oi camila!
    Escuto falar mt dessa série, e muito bem por sinal.
    Confesso que estou meio cheio de vampiros assim como anjos, de tanto livro que tem por ai hehehe
    mas esse me chamou a atenção.
    E n posso dizer sobre a comparação com HoN pq eu n li nenhum dos dois né?! hehe
    ótima resenha.
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  9. nossa, nunca se compara VA com HoN...o último é muito ruim e não se compara com nada - sério, rs.

    não sei se gosto muito de VA, até que gostei do primeiro livro, mas nada além disso.

    J.
    - The Eater of Books

    ResponderExcluir
  10. Nossa todo mundo diz que essa série é super boa tenho vontade de ler um monte esses livros. Adorei a resenha, apesar de não estar tão louca por vampiros quanto antes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Tenho amigas fanáticas pela série e cada coisa que leio só me faz ter mais vontade de devorar os livros. Estão aqui na fila! *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ponto de vista, sugestão, reclamação ou crítica! Assim que possível restribuirei =D