terça-feira, 16 de agosto de 2011

O guardião de memórias - Kim Edwards




Título: O guardião de memórias - The memory keeper's daughter
Autor: Kim Edwards
Editora: Sextante
Gênero: Ficção americana




  
"Kim Edwards uma romancista estreante, escreveu um livro de cortar o coração, alternadamente luminoso e sombrio, literário e cheio de suspense." - LIBRARY JOURNAL

Eu tive que colocar essa declaração pra começar essa resenha porque ela simplesmente descreveu o modo como eu vejo esse livro, hoje, depois de lido. Eu o li há um tempinho já, mas estava esperando um momento em que eu conseguisse fazer uma resenha sobre ele.

A história começa em 1964, quando a esposa do médico David Henry entra em trabalho de parto. Porém, uma forte tempestade de neve impede que eles saiam de casa e o médico tem que fazer o parto dos próprios filhos; gêmeos.
Um menino. Normal. Lindo.
Uma menina. Com Síndrome de Down.
Em um impulso, dr. David simplesmente toma uma atitude que mudará a vida de todos para sempre: entrega sua filha para sua enfermeira, Caroline, para que ela crie a menina, dizendo para a esposa que a criança havia morrido no parto.

Com certeza, se ele soubesse no que uma única decisão transformaria a vida de todos eles, ele teria pensado melhor. Um grande segredo, uma grande mentira, não levariam a uma vida linda e repleta de felicidade. Ao contrário, dor, saudade, imaginação e traição foram os únicos vestigios do vazio causado pela filha na vida de dr. David e Norah, sua esposa.

As personagens são muito reais, com sentimentos fortes e muita, muita profundidade. Muitas vezes, quando eu estava lendo, eu sentia uma profunda angústia, porque realmente, cada coisa que acontece só cava um buraco ainda mais fundo na vida de todos.

A felicidade e serenidade da Norah que é apresentada no começo do livro dão lugar a uma tristeza enorme e um apego a alguém que ela nunca viu, e que acha que morreu. O orgulho de ser pai do David do começo também dá lugar à vergonha e ao arrependimento, muitas vezes misturado com um medo de ter feito algo errado mas um suposto alívio de ter "se livrado" de um problema. O filho, o gêmeo que cresce sozinho, se torna uma pessoa infeliz. Sente falta da irmã e percebe a decadência de sua família. Me tocava demais as partes em que ele percebia a destruição de todo o amor entre eles. A menininha, Phoebe, é criada por Caroline e é tão fofa e esperta! Com suas dificuldades e limitações, ela vai vencendo uma vida que não era pra ser dela, mas com uma "mãe" que a ama muito.

Resumindo, é um livro lindo. É muito triste, talvez o mais triste que já li, porque não trata apenas do tópico de ter um filho especial; trata de preconceito, de separação, de dor, de traição, de amargura, de escolhas erradas. É um castelo de cartas em que, personagem por personagem, ele vai desmoronando. É uma linda lição de como o caminho que tomamos nos leva a lugares, talvez, inesperados. Leiam!

"Paul sentiu uma necessidade premente de oferecer a Phoebe o casamento que ela quisesse. Ou um bolo, pelo menos. Seria um gesto muito pequeno diante de todo o resto."  p. 354

14 comentários:

  1. Não sabia que o livro falava sobre isso!
    adoro livro triste, mas esse parece ir além das tristezas que eu comumente leio! =x
    #medo.

    Quando vc resumiu no começo que os irmãos foram separados eu já imaginei um milhão de coisas. confesso, fui p/ clichê! Mas dar p/ perceber que vai MUITO além!

    Adorei a dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu aluguei o filme para assistir, e depois nunca tive coragem de ler o livro. O próprio filme já conseguiu me passar quanta amargura existia na vida dos personagens por causa de uma decisão que foi tomada com base em preconceitos, e não no amor. Imagino quão profunda não deve ser a história do livro ;~

    Beijos Camila
    Conjunto da obra

    ResponderExcluir
  3. É interessante. Eu li "Lago dos Sonhos", da mesma autora, e poucas vezes me decepcionei tanto com um livro. Esperava encontrar algo psicologicamente forte, mas encontrei uma trama que se arrastava, repetitiva e desinteressante. Agora, eis que surge uma resenha muito boa, falando mil maravilhas sobre a história de "O Guardião de Memórias", escrito pela mesma pessoa. Eu sei que todos os autores têm suas melhores e suas piores publicações, que todos merecem uma segunda chance, mas eu simplesmente ainda não consigo retornar a Kim Edwards. Entendo que a história pareça ser bem interessante, mas o trauma continua ali, vivo e forte, rs.

    =*
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala que esse livro é super bom!
    Um dia eu ainda o leio!!
    Bela resenha! Bjss!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila! :D

    Este livro é uma "saga" pra mim. Comprei ele em dezembro passado, acabei emprestando e ainda não li. Me apaixonei pelo enredo porque amo um drama, HUAHAUHA, mas ainda não o tenho em mãos pra finalmente começar! :(
    Sinto que é uma grande história, de tirar o fôlego (e lágrimas também, rs).
    De qualquer modo, está de parabéns pela resenha! ;)

    Um grande beijo

    Isabella Colmanetti

    universoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não tenho coragem de ler livros assim...
    eu choro do começo ao fim e fico me sentindo mau depois =/
    Conheço histórias muito parecidas na vida real, entao acho chocante
    mas de qualquer forma admiro quem consegue ler livros assim
    resenha muito bem feita, parabéns
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Cá :)
    Eu fico triste com livros assim, mas eu gosto muito da leitura! Acredito que seja uma grande história, e muito triste por sinal!
    Sempre quis ler o livro, mas você me convenceu! Sua resenha ficou ótima :)Parabéns!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha - Lonely Hearts Club
    Participe das promoções do blog!
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, ainda não conhecia esse livro, mas com certeza eu vou procurar ler!
    Ultimamente minha cota de livros tristes está grande, então pra eu não começar a ficar depressiva, é melhor indo devagar! haha'
    Beijinhos
    -Michelle (Minha Bagunça)

    ResponderExcluir
  9. Eu amo esse livro, é um dos primeiro que comprei, quando meu amor por livros floresceu!
    É uma leitura obrigatória, ainda mais para quem está em crise na família, nos ensina coisas importantes!
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Eu espero muito um dia ter a oportunidade de ler este livro. Sou apaixonada por obras de cunho avassalador que sabem tocar com profundidade o fundo da alma do leitor, e este livro promete fazer isso com aqueles que dedicam um pouco do seu tempo a esta leitura. Espero não estar enganada, mas acredito que não, pois seus comentários só reforçam este sentimento que tenho sobre O Guardião de Memórias.

    Adorei sua resenha, e fico feliz por este livro te abranger de verdade. Sentimentos assim são impagáveis.

    Ah, estou seguindo o blog. Muito bom, de verdade. Sucesso! :D

    Um abraço.
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. O livro realmente parece ser lindo. Mas não se se gostaria de lê-lo, não costumo gostar muito dessas temáticas tristes e fortes. Quem sabe um dia, se eu tiver oportunidade.
    Ótima resenha :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser muito bom! AMEI a resenha, acho que esse sim, seria um livro que leria com certeza. Eu gosto bastante de drama sabe?
    quem sabe não leia.

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    nunca ouvi falar sobre este livro, mas tinha uma novela na globo que era quase IGUAL a este livro...Lembro que ela se chamava Páginas da vida, só que em vez de ser um casal era o pai na menina que dava á uma enfermeira e a menina morria no parto. Intrigante,não? auhasuashuh'

    Beijos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  14. Comprei esse livro para minha mãe, dia das mães do ano passado. Nunca tive coragem de ler. Ela disse que é lindo e super triste, peguei para ler e 30 paginas depois abandonei(não lembro porque). Semanas depois uma amiga comentou sobre ele, sobre como ele era angustiante e bonito. Fiquei com um pé atrás imenso. Ai, Carol... me dá uma agonia de ler coisas assim. Acho que eu ficaria me sentindo ruim sabe, impotente, haha. Eu sou bem boba com esse tipo de coisa. Mas um fato: apesar de ser triste, todas as duas disseram que era bom. E agora, você também. Quem sabe eu leia? :)

    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ponto de vista, sugestão, reclamação ou crítica! Assim que possível restribuirei =D