terça-feira, 9 de agosto de 2011

Segundas impressões de "Orgulho e preconceito"

Olá, pessoas!

Mil desculpas por ficar quase uma semana sem postar e responder comentários. A semana foi meio incomum, aconteceram umas coisinhas aqui e outras ali que não me permitiram postar.

Primeiro, dia 4 de agosto o blog fez um mês! Eeeeeee *emoção, lágrimas* fico super feliz que isso aqui esteja dando certo, pra mim mesma, sabem? Sempre itve vontade de ter um blog, mas a preguiça e o medo de não conseguir continuar me impediam, mas agora farei o meu melhor porque a experiência está sendo incrível. Obrigada a todos que comentam e seguem, é muito importante pra mim conversar com vocês.

Agora vamos ao assunto do post em si: Orgulho e preconceito.

Eu sei, todos amamos Jane Austen (mesmo quem não gosta da escrita dela, a respeita, né?). Eu sei também, era um absurdo eu nunca ter lido Orgulho e preconceito, então eu comprei e li. Duas vezes.

O título do post faz alusão, pra quem não sabe, ao título dado pela própria autora à estória: Primeiras impressões. Sim, foi esse o título que a Jane havia escolhido para Orgulho e preconceito. Embora o original, que temos hoje, tenha muito mais impacto, Primeiras impressões me marcou bastante e acho que faz jus ao livro.

Pra quem não conhece - acredito que a maioria conheça - tudo se passa no cenário da sociedade inglesa rural de 1813. O enredo gira em torno da família Bennet, cujo casal possui 5 filhas. Entre elas está Elizabeth que, à primeira vista (daí o nome "Primeiras impressões") acredita que Fitzwilliam Darcy seja aquele tipo de homem sozinho e arrogante, que apenas se dispõe a humilhar os outros. Grande pano de fundo para nascer um grande amor, não é? Sim, mas nada é tão fácil.

- (...) Podemos falar mal de alguém sem parar e não dizer nada justo; mas não podemos rir sempre de um homem sem de quando em quando topar com alguma coisa espirituosa.

Eu tive que ler duas vezes. Não porque morri de amores, ao contrário; porque da primeira vez eu realmente não encontrei algo que me encantasse tanto quanto as pessoas falam. Nem no Darcy.

Na primeira leitura, achei que certas partes paradas demais prejudicavam a ânsia de saber o que acontece na história. Ok, esse é o estilo da Jane, mas eu podia jurar que eu grudaria nesse livro, como já grudei em outros dela. Achei que a paixão que nasce de Darcy por Lizzy foi muito repentina e sem motivo. (Alô, precisa de motivo pra se apaixonar?) Sei que na época as coisas eram assim, mas não sou muito fã dessas paixões literárias instantâneas.

- Acho que você corre um perigo muito grande de fazer com que ele fique mais apaixonado do que nunca.

Também achei que certas partes valorizam demais outros personagens da história - como a fuga de Lydia, o sofrimento de Jane pela partida de Bingley, o casamento do sr. Collins. Eu sei que são acontecimentos importantes, mas eu senti que podia dar espaço a algum tipo de aproximação maior entre Darcy e Lizzy, para que os leitores pudessem ir "se apaixonando" com eles.

Na segunda leitura, porém, eu senti que fluiu tudo muito bem. Eu até entendi certos porquês que eu questionei antes, consegui me apegar mais à estória e cheguei a conclusão de que ela me conquistou. Eu sabia que não poderia desistir da Jane!

- (...) Você só tem que aprender um pouco da minha filosofia. Só pense no passado quando as lembranças lhe derem prazer.

Vale lembrar que aqui exponho minhas opiniões e que não possuo nenhum tipo de critério científico para fazê-lo, apenas minhas impressões (eufemismo para NÃO ME XINGUEM! haha). Por isso eu digo, com Orgulho e preconceito foi amor à segunda vista.

13 comentários:

  1. Eu assisti ao filme e estou com o livro lá em casa pra ler! Vamos ver se consigo ler antes do mês que vem! ;D
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. UIHAuhaiuA
    Eu ri com o eufemismo ;)

    Mas falando sobre a resenha, eu nunca li nada da Jane, então não posso falar por mim mesma das suas impressões. Acredito que seja uma leitura mais criteriosa, com uma apreciação mais discreta, e não um livro daqueles que nos levam às nuvens logo de início. A maioria dos clássicos são assim.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  3. êee parabéns pelo um mês de blog Camila *BOM BOM* - fogos de artifício - ahahaha
    Eu já vi o filme e tenho o livro mas ainda n o li (acho que já disse isso por aqui *dejavu* haha) - mas estou com mt vontade de ler.
    Sobre esse lance dos personagens parados, n gosto disso G.G o negócio é agitação,mesmo que o livro seja um romance, a bagaça n pode parar hehehe
    mas eu nunca li nenhum livro da Jane, e quero mt começar por esse.
    E será que minha paixão por ele vai ser na segunda vez tbm? hehehe
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Niver do blog! =)
    eu sou fã da Asten, mas claro que respeito sua opinião *_* huahau
    acho que uma coisa interessante que vc mostrou é que às vezes uma segunda leitura é necessária!
    Não desista da Austen! Não é um clássico à toa! bjocas!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo aniversário do blog :)
    Falam muito bem da Jane Austen e os livros dela tem tudo para me agradarem... Espero poder ler algum livro dela em breve *-*
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, parabéns pelo aniversário do blog, moça! Que venham muitos meses frutíferos e produtivos :-)
    Quanto à Austen: eu achei extremamente nobre a sua atitude de dar uma segunda chance à autora, relendo a obra em busca daquilo que encantou tanta gente. Eu, particularmente, não me sinto atraído pela obra dela; acho que ela se preocupa demais em ser "prudente", digamos assim, como se tivesse medo de falar algo errado. Li metade de Pride and Prejudice, e achei o livro contido - essa é a palavra adequada - demais. Mesmo assim, ainda não desisti: tenho aqui o 3 em 1 dela, e espero que as outras duas obras (Persuasão / Razão e Sensibilidade) despertem em mim o que o "Primeiras impressões" (não sabia que esse era o título original!) não despertou.

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Se eu começar o livro e não gostar eu paro e não volto a ler, mas de jeito nenhum... pra mim não existe amor a segunda vista iuAHIuhiAHIah
    heeey parabéns pelo blog...
    xD
    mais mil anos para ele
    vc tá de parabéns de novo iAHUUIAiuH
    beeeeeeijos

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu não gostei da história da primeira vez tanto que não quis repetir uma segunda, hahah. Todo mundo ama esse livro mas eu não tenho muita paciência sabe? Detesto o Darcy, haha.
    Mas adorei a resenha ^^
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog! (:
    Adorei a resenha, eu sei que é uma pouca vergonha mas nunca li nada dela, sempre me desanimo quando vou na biblioteca, mas gostei muito da sua resenha e na próxima vez eu prometo que pego orgulho e preconceito pra ler!
    Beijinhos
    -Michelle (Minha Bagunça)

    ResponderExcluir
  11. eu amo muuuuito orgulho e preconceito; é meu segundo livro favorito da Austen; que bom que pelo menos da segunda vez vc conseguiu gostar =)

    http://blogcabelosaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Aêeee, Carol. Um mês, wohooo! Hahaha, parabéns, tomara que venham muuitos outros.

    Eu também ri com o eufemismo. Adorei a parte que você disse que não gosta de amores instantaneos, porque eu sempre me achei meio insensivel por ter essa opnião. Como assim o cara conhece a garota e duas semanas depois ela é o amor da vida dele? Não é assim que acontece, precisa de um tempo, conhecer a pessoa e coisa e tal, hahaha. E talvez seja por isso que eu nunca tenha lido nada de Jane (vergonha). A escrita me dá a impressão de ser incrivelmente lenta. Entretanto, como você gostou, posso até dar uma chance. As vezes a gente tem preconceito e se engana né?

    Ah, te indiquei para um meme (http://mulhergostadefalar.blogspot.com/2011/08/meme-top-10-casais-da-ficcao.html). Não sei se faz muito seu estilo, não faz muito o meu, mas achei interessante. Não é obrigada, viu, haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ah, Jane é tudo! Legal que você não desistiu, afinal o livro é incrível! Confesso que comigo foi amor a primeira vista, assim com com todos os outros da Jane que li, mas sei que nem sempre é assim. O importante é que no final das contas você gostou :D
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ponto de vista, sugestão, reclamação ou crítica! Assim que possível restribuirei =D